sexta-feira, 1 de julho de 2016

Stephen King com tudo nos cinemas: confira as adaptações do autor

Com “King” em seu nome, até parece que o grande rei do terror estava predestinado a receber tal alcunha. Stephen King é cultuado no mundo todo pelo seu sucesso tanto na literatura de horror quanto nas adaptações de seus livros e contos. Sua narrativa inconfundível conquista o imaginário de milhões de pessoas desde o seu primeiro trabalho, o famigerado Carrie, A Estranha, livro qual já ganhou TRÊS adaptações para o cinema no decorrer dos anos. O diferencial do autor se dá pela relação da psique humana, mesmo que com o background imensamente sombrio e sobrenatural. King tem diversos prêmios literários, como também alguns filmes que receberam ou foram indicados ao Oscar.
Ainda assim, mesmo que sua produção de novos livros seja incansável num ritmo que só ele consegue, é notável que nos cinemas Stephen King perdeu o fôlego que possuía nos anos 80~90. Agora, como um grande presente para seus fãs e para apaixonados por histórias de terror, uma avalanche de novos filmes e séries estão agendados para os próximos anos. Para se situar, preparamos esse superguia para vocês!
It – A Coisa
Você pode nunca ter lido nada do King, mas as chances de você nunca ter se deparado com Pennywise, O Palhaço assassino, é praticamente nula. O filme é referência em terror oitentista, e ainda mexe bastante com o imaginário dos coulrofobicos. Obviamente, os efeitos do cultuado longa deixam muito a desejar devido ao que a produção tinha ao dispor na época, mas agora uma nova adaptação desse clássico chegará aos cinemas em duas partes em 2017 e 2018, respectivamente.
Após vários problemas com o estúdio e também com a escolha do melhor nome para a direção, Andrés Muschietti, responsável por Mama, está encarregado pela nova produção, em conjunto com a Warner Bros. Para nos deixar ainda mais animados, Bill Skarsgård, esse lindo com carinha de psicótico, foi o escolhido para dar vida ao palhaço mais amedrontador do mundo. Perceberam uma certa semelhança com o ator da primeira adaptação? Pois é.
Vamos aguardar pra ver!

Celular
Poucas são as lendas do terror quais King não tenha utilizado para criar sua narrativa. Uma delas que se mantém em constante destaque devido a série de TV The Walking Dead é a mitologia dos vivos-mortos: os zumbis. Celular, livro que no Brasil está em circulação apenas em e-book, terá sua adaptação para os cinemas com estreia para julho desse ano.
Ainda não li o livro, mas vindo do mestre minhas expectativas estão lá no alto. No elenco temos, nada mais, nada menos que Samuel L. Jackson, John Cusack e Isabelle Fuhrman (sim, a pequena órfã!!!!!).

A Torre Negra
A Torre Negra é a obra máxima de Stephen King. O vasto universo criado em base de um conto de Tolkien faz referência à maioria de suas obras, interligando mundos e trazendo personagens conhecidos para quem acompanha o seu trabalho. A complexidade da série, construída com primor durante os seus 7 volumes, continua a arrebatar os grandes fãs de terror e fantasia.
A adaptação desse sucesso finalmente vai sair do papel, mas nem tudo são flores; há muito nessa adaptação que ainda me deixa com um pé atrás. Eu sou um dos primeiros a levantar bandeira que filmes baseados em livros devem sim ter o seu diferencial, algumas mudanças aqui e ali, mas pelo que sabemos até agora a história está toda descaracterizada. Em suma, além da mudança e a aparente ausência de alguns personagens importantes, o enredo do filme não parece se situar exatamente em qual momento da história, além da possibilidade de condensar vários pontos em um só filme. Medo de ser uma bomba? Sem dúvida.
No elenco, ao menos, a qualidade está garantida. Além de Idris Elba e Matthew McConaughey estrelando a película, ainda temos Abbey Lee (Mad Max), Tom Taylor e Fran Kranz completando a turma.
The Dark Tower tem previsão de estreia para fevereiro de 2017 nos Estados Unidos.

Dança da Morte
Aqui está a obra que possivelmente é a minha favorita do autor, ao lado de It. A Dança da morte, um livro extenso em sua quantidade de páginas, te consome por inteiro do começo ao fim. O mesmo já teve uma adaptação para uma minissérie de tevê nos anos 90, mas imagino o quanto seria lindo conferir a caótica realidade pós apocalíptica com os recursos digitais que está ao dispor nos dias de hoje para os grandes estúdios de filmes.
A parte triste é que o filme não tem data de estreia e sequer nomes no elenco. A única “novidade” que já não é tão recente é o envolvimento de Josh Boone, diretor de A Culpa é Das Estrelas, na nova adaptação da obra. Mas, independentemente de ter ou não um filme, o livro merece ser lido! Fica a indicação.

Mr Mercedes
Com estreia prevista para 2018, a série de TV da trilogia Bill Hodges será uma adaptação de uma das histórias mais recentes escritas pelo autor. O livro tem uma pegada de suspense e reviravoltas maravilhosas que vai encher os olhos dos fãs de thrillers da emissora de TV americana ABC, como How to Get Away With Murder e The Family. Para quem quiser conhecer mais da história pode conferir a resenha do primeiro livro nesse link.
A parte triste fica pelo ator recém-falecido Anton Yelchin, que havia sido escalado para encarnar um personagem importante da trama. Um grande talento que, sem dúvida alguma, só viria a somar.

O Nevoeiro
O canal estadunidense Spike encomendou o piloto de The Mist, série inspirada no conto O Nevoeiro de Stephen King que já TV uma adaptação para os cinemas anos atrás. Pelo que se sabe, uma temporada completa para o show já está garantida.
Eu, particularmente, não sou um apreciador do filme. Mas quem sabe com um roteiro totalmente novo e uma bela produção não consiga me conquistar? Sem data para estreia oficial, a previsão é de que comece a ser exibida em 2017.

O Cemitério Maldito
Meu santo deus das assombrações, como eu amo esse livro! Já o li diversas vezes, da mesma forma que aprecio também a adaptação lindamente fiel que foi produzida para levar esse terror sobrenatural com toques psicológicos para fora do imaginário de seus fãs. É com um misto de alegria e medo que recebi a notícia de que a obra irá ganhar uma nova adaptação para os cinemas, porém ainda sem data de estreia.
Interessante é quem está interessado em dirigir o longa: nada mais, nada menos do que Guilhermo Del Toro. Já imaginaram? Insanidade criativa em dose dupla.
O longa ainda não tem data de estreia, mas é de se esperar novidade em breve.

Joyland
O Diretor Tate Taylor, responsável pelo drama vencedor do Oscar, “Histórias Cruzadas”, comprou os direitos de adaptação de Joyland com o objetivo de dirigir e escrever o roteiro em parceria com o próprio Stephen King. O mais difícil, porém, ainda não está resolvido: algum estúdio que se comprometa em produzir o show.
O livro é um dos poucos do autor quais ainda não tive oportunidade de ler, mas duvido que me decepcione. Resta aguardar que alguma das “grandonas” de Hollywood se prontifique a levar mais essa história às telonas.

Revival
Eis que o nome de Josh Boone aparece novamente. O diretor e roteirista que vem construindo sua carreira com tijolos de ouro já escreveu um roteiro para o longa e da última vez que se tem datado o mesmo buscava um estúdio para a adaptação.
Mesmo sem uma confirmação de sucesso na empreitada, Boone já começou a escolha de seu elenco ideal. Há um interesse especial em relação a Samuel L. jackson no papel de um dos protagonistas. Caso se confirme, essa seria a terceira adaptação de um livro de Stephen King para os cinemas onde Jackson atuaria.
Obviamente, como tudo está em estágio inicial não há sequer uma expectativa de estreia, seja mês ou ano. O livro foi publicado no segundo semestre do ano passado pela Suma.

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário