terça-feira, 4 de outubro de 2016

Balanço de audiência: quais séries estão indo bem e quais correm risco de cancelamento?

O sucesso ou fracasso de um programa de TV não depende mais exclusivamente dos números de audiência do seu dia de exibição. Cada vez mais, as emissoras norte-americanas analisam os resultados em DVR e serviços on demand para saber o que está interessando o público.
Com tantas opções de programação, seja na própria TV ou em serviços de streaming, a audiência está fragmentada e dividida. Os números da “Live + SD”, a audiência da transmissão inédita e no mesmo dia de exibição, diminuem a cada ano; enquanto as medições dos dias seguintes crescem – mostrando que os espectadores não assistem necessariamente às séries na hora em que elas são exibidas na TV.
Com isso em mente, resolvemos verificar os números da “Live +3”, audiência do dia exibição somado repetições e transmissões por DVR nos três dias seguintes, para descobrir quais programas apresentam os melhores ganhos de audiência, recuperando seus resultados; e quais podem estar em perigo devido ao baixo interesse do público.
Dividimos essa análise em três partes: o bom, o médio e o ruim, com base nos números da Live +3 e também da Live +7 das duas últimas semanas de setembro, dando uma ideia melhor dos resultados das primeiras estreias da fall season 2016.

Bom

Entre as novas séries, o grande sucesso da temporada até o momento é o drama This Is Us, que estreou com 2.8 pontos na demo e alcançou excelentes 4.2 pontos na Live +3 com seu episódio piloto.
Designated Survivor também começou muito bem, registrando 2.2 na exibição do primeiro episódio e subindo para 3.7 pontos na Live +3 e incríveis 4.4 na Live +7 (em até sete dias depois da estreia).
Outras novatas que se saíram bem foram Bull e Lethal Weapon, que tiveram os mesmos números de audiência em seus pilotos, com 2.2 na exibição inédita e 2.9 na Live +3. MacGyver é também um grande sucesso nas noites de sexta, com 1.7 na Live +SD e 2.5 na Live +3.
This Is Us, Designated Survivor e MacGyver entre as novatas de maior sucesso. Fonte das imagens: Divulgação/NBC, ABC, CBS
Entre as comédias estreantes, os destaques ficam para Speechless (2.0 na Live +SD, 2.6 na Live +3) e Kevin Can Wait (que conseguiu a proeza de aumentar a audiência, para 2.7, do primeiro para o segundo episódio!).
Entre as séries veteranas, Empire continua liderando todos os índices com 4.2 pontos na demo na Live +SD e 5.5 na Live +3, superando por pouco os 5.4 pontos de The Big Bang Theory nas exibições em até três dias após a estreia.
Grey’s Anatomy e How to Get Away with Murder têm registrado crescimento de mais 1.1 pontos na Live +3, levando seus resultados para 3.6 e 2.5 pontos na demo, respectivamente. The Blacklistvem logo atrás, subindo de 1.3 da primeira exibição para ótimos 2.3 na Live +3.
Outras séries indo muito: Law & Order: SVU (2.9 na Live +3); NCIS (2.9 na Live +3); Modern Family(3.8 na Live +3); The Goldbergs (2.6 na Live +3), Chicago PD (2.4 na Live +3) e Chicago Med (2.2 na Live +3).

Médio

The Good Place teve um começo excelente, aproveitando o lead-in do The Voice e chegou a superar a pontuação na demo de Kevin Can Wait, mas os episódios seguintes tiveram quedas de audiência e chegaram a 2.0 pontos na demo na Live +3.
Fazendo companhia a The Good Place, a comédia Superstore está indo bem, com os mesmos 2.0 pontos em sua nova temporada. Gotham Lucifer, nas segundas da Fox, têm conseguido manter bons números para a emissora.
Blindspot lida com o desafio de estar em um novo dia e horário de exibição nos Estados Unidos e está conquistando 2.0 pontos na Live +3.
Agents of SHIELD tem baixa audiência nas terças, mas espectadores assistem episódios nos dias seguintes. Fonte da imagem: Divulgação/Marvel
Outra série que sofreu mudança na grade é Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D., que está registrando baixa audiência na exibição original na ABC, mas está ganhando os espectadores nos dias seguintes, indo também para 2.0 na Live +3.
Com números medianos estão ainda: New Girl (1.7 na Live +3); Brooklyn Nine-Nine (1.5 na Live +3) e Scream Queens (1.5 na Live +3).

Ruim

Duas emissoras já estão com problemas em suas grades de programação.
Apesar de alguns grandes sucessos durante a semana, a rede ABC está com baixa audiência nos domingos, e as séries Once Upon a TimeQuantico Secrets and Lies – apesar de muito populares – já não estão atraindo muitos espectadores nos Estados Unidos, nem na Live +3.
A novata Notorious, nas quintas, também está dando dor de cabeça, especialmente porque está entre Grey’s Anatomy e How to Get Away with Murder, prejudicando o line-up de sucesso da emissora.
Pitch está sendo prejudicada pelo lead-in de Rosewood nas noites de quinta. Fonte da imagem: Divulgação/Fox
O caso é mais grave, porém, para a Fox. A emissora apostou alto em programas como Pitch The Exorcist, que não encontraram seu público. Apesar de algum ganho na Live +3 – indo para 1.6 e 1.5 pontos, respectivamente –, os resultados ainda estão abaixo do esperado.
Os problemas da emissora continuam aos domingos depois que a novata Son of Zorn perdeu 50% do público do primeiro para o segundo episódio, e derrubou também a audiência de The Last Man on Earth.
Já a pior situação na TV americana é Rosewood. O programa, que tem a missão de abrir a noite mais concorrida da semana – a quinta-feira – na Fox está registrando apenas 0.7 na Live +SD e 1.0 na Live +3.

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário