quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

20 filmes que previram o futuro

Vamos ao cinema para rir, nos emocionar, entrar em outra história. Nós nos envolvemos com os filmes a ponto não percebermos que alguns (especialmente os de ficção científica) estão falando da própria história da humanidade — mas no futuro. Vários filmes se arriscaram a prever o futuro, e alguns acertaram em cheio! Veja aqui 20 filmes que alcançaram essa façanha.

20. De Volta para o Futuro II (1989)

Muitas tecnologias mostradas ainda não se tornaram realidade, mas o filme tem vários acertos, como as videoconferências. Também teve a previsão de que o time de beisebol Chicago Cubs voltaria a vencer a World Series, depois de mais de um século de fracassos — o que aconteceu em 2016, um ano depois do que o filme havia mostrado.

19. 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)

A ficção científica do diretor Stanley Kubrick previu alguns dos maiores avanços tecnológicos dos últimos anos, como a Siri da Apple, os tablets e a Estação Espacial Internacional.

18. O Exterminador do Futuro (1984)

O filme de 1984 previu os queridos drones. Naquela época, os aviões robóticos ficavam na criatividade da ficção, mas hoje eles estão em toda a parte.

17. O Show de Truman (1998)

O filme mostra a obsessão das pessoas em assistir à vida de Truman. No lançamento do filme, a ideia era nova, mas atualmente os reality shows fazem parte da programação da TV. Diferente de Truman, consentimento nesses programas é palavra de ordem.

16. Viagem à Lua (1902)

O filme de Georges Méliès mostra um grupo de astrônomos que embarcam em uma expedição à Lua em um meio de transporte inusitado, que é bastante parecido com os foguetes apresentados pela NASA em 1969.

15. Mera Coincidência (1998)

No filme, o presidente dos Estados Unidos se vê envolvido em um escândalo sexual a poucos dias da eleição que pode o reeleger. O longa foi lançado semanas antes de estourar o escândalo de Monica Lewinsky e Clinton.

14. A Outra Face (1997)

Quando o filme foi lançado, um transplante de rosto parecia uma ideia absurda, então a obra foi criticada por ser excessivamente irrealista. Contudo, esse transplante agora é possível, graças ao avanço da medicina.

13. Mensagem para Você (1998)

Imaginar relacionamentos virtuais em uma época em que a internet estava apenas engatinhando soou como algo cômico no final da década de 1990. Mas hoje sabemos que isso acontece e vivemos vários deles.

12. Mulher nota 1000 (1985)

Apesar de não ser impossível imprimir pessoas, o filme previu a impressão 3D!

11. Dick Tracy (1990)

O filme previu um relógio inteligente, que faz bem mais do que mostrar o horário, como os smartwatches de hoje.

10. O Vingador do Futuro (1990)

Carros voadores eram explorados em vários filmes, mas poucos pensaram em apresentar veículos autônomos. A tecnologia segue em fase de testes e aperfeiçoamento em diversos países, com investidores como Google, Uber e Tesla.

9. Blade Runner, o Caçador de Androides (1982)

Blade Runner também previu as videochamadas, mas a previsão mais certeira do filme foi o uso de outdoors digitais em grandes cidades, que estava distante dos painéis de papelão usados na época.

8. Ela (2013)

O filme mostra mundo onde as pessoas usam seus assistentes pessoais digitais para tudo. Isso está acontecendo com novos desenvolvimentos em tecnologia AI, como Alexa, Siri e Google.

7. Gattaca (1997)

Felizmente, o filme não acertou em tudo, como na distopia humana geneticamente modificada, mas acertou em mostrar um teste de DNA que verifica os riscos genéticos de saúde. Mapeamento genético hoje é uma realidade.

6. Jurassic Park (1993)

Não temos um parque temático com dinossauros da vida real, mas temos tecnologia para fazê-lo.

5. RoboCop (1987)

O filme não acertou em todas as tecnologias apresentadas, mas previu a tecnologia de reconhecimento facial e as próteses robóticas!

4. Eu sou a Lenda (2007)

O longa teve uma previsão certeira e curiosa. Em meio a vários outdoors, aparece o anúncio de um filme envolvendo Batman e Super-Homem. A imagem é a mesma utilizada para promover Batman v. Superman, em 2016.

3. Os Jetsons: O Filme (1990)

Diversas tecnologias foram apresentadas por Joseph Barbera e William Hanna, e o robô aspirador foi uma que se tornou realidade: vários robozinhos com essa função foram apresentados ao mundo! O filme também previu jornais digitais e chamadas de vídeo.

2. O Dia Depois de Amanhã (2004)

No filme, as correntes oceânicas param devido ao aquecimento global, criando tempestades maciças e uma nova era de gelo em todo o Hemisfério Norte. Novos estudos científicos mostraram que há evidências de que isso possa acontecer muito em breve.

1. 1984 (1984)

No filme baseado no livro de George Orwell, as pessoas são controladas por um estado totalitário e distraídas por uma guerra sem fim. Hoje, com os detalhes à luz sobre a espionagem dos cidadãos e a inundação constante de notícias falsas, 1984acertou no clima de controle social.
Este texto foi escrito por Camila Carbornar via N-experts.

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário