No próximo dia 23 de janeiro serão anunciados os indicados ao Oscar 2018, a maior premiação do cinema norte-americano e a parada final da temporada de premiações.
Neste ano, temos vários filmes com chances de entrar na disputa pela cobiça estatueta dourada e não há um franco favorito para o prêmio principal.
Obras como A Forma da Água, Corra!, Três Anúncios para um Crime, Lady Bird e Me Chame Pelo Seu Nome têm dividido as honras entre sindicatos e entidades de críticos e profissionais da indústria; mas qual será o título que a Academia vai escolher como o melhor filme?

Abaixo, selecionamos um painel com os longas-metragens que estão mais cotados para concorrer ao Oscar 2018. Assim, você já pode ir se preparando e assistindo aos melhores filmes do último ano!
Vale lembrar que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas pode indicar entre 5 e 10 filmes (se não houver empate) para o prêmio principal.
Favoritos
Três Anúncios para um Crime

O filme do diretor e roteirista Martin McDonagh (o mesmo de Na Mira do Chefe) foi o grande vencedor do Globo de Ouro, levando quatro estatuetas – filme de drama, roteiro, atriz para Frances McDormand e ator coadjuvante para Sam Rockwell. Além disso, Três Anúncios Para um Crime ficou com o prêmio da escolha do público no Festival de Toronto, honraria conquistada por outros vencedores do Oscar em anos anteriores. A produção foi também nomeada um dos 10 melhores filmes do ano pelo American Film Institute Awards.
Três Anúncios Para um Crime estreia no Brasil no dia 15 de fevereiro.
Lady Bird – A Hora de Voar

O longa da diretora Greta Gerwig foi escolhido o melhor do ano pela associação dos críticos de Nova York e conquistou o Globo de Ouro de melhor filme na categoria comédia. Lady Bird – A Hora de Voar foi também nomeado um dos 10 melhores filmes do ano pelo American Film Institute Awards e pelo National Board of Review.
Lady Bird – A Hora de Voar estreia no Brasil no dia 15 de fevereiro.
A Forma da Água

O longa de Guillermo del Toro tem conquistado o maior número de indicações entre todos os concorrentes nas premiações dos mais diversos sindicatos, com especial reconhecimento de suas qualidades técnicas e artísticas. Além disso, del Toro se configura como o favorito na disputa de direção após sua vitória no Globo de Ouro. O filme foi também o vencedor do último Festival de Veneza e foi nomeado um dos 10 melhores filmes do ano pelo American Film Institute Awards.
A Forma da Água estreia no Brasil no dia 1º de fevereiro.
Corra!

O suspense de crítica racial Corra! pegou todos de surpresa quando foi lançado no começo do ano passado e se tornou um dos favoritos nesta temporada de premiações. A produção entrou nas listas dos 10 melhores filmes do ano do American Film Institute Awards e do National Board of Review e concorre em várias listas de sindicatos e de prêmios do cinema independente.
Corra! já saiu das salas exibidoras.
Me Chame Pelo Seu Nome

Um dos favoritos do cinema independente este ano, Me Chame Pelo Seu Nomecomeçou a chamar a atenção no Festival de Sundance, realizado em janeiro de 2017, e desde então se confirmou como uma das melhores produções do ano. O longa foi o grande vencedor do Gotham Awards, além de ser reconhecido como o melhor filme do ano pela associação de críticos de Los Angeles e entrar nas listas dos 10 melhores filmes de 2017 pelo American Film Institute Awards e pelo National Board of Review.
Me Chame Pelo Seu Nome estreia no Brasil no dia 18 de janeiro.
Prováveis concorrentes
Dunkirk

O filme de guerra do diretor Christopher Nolan está garantido nas categorias técnicas do Oscar, mas tem ficado um pouco de fora da disputa aos prêmios principais. O longa foi indicados às premiações do Globo de Ouro, BAFTA e de sindicatos da indústria, e consta como um dos 10 melhores filmes do ano pelo American Film Institute Awards e pelo National Board of Review.
Dunkirk já saiu das salas exibidoras.
The Post – A Guerra Secreta

O longa de Steven Spielberg e estrelado por Tom Hanks e Meryl Streep foi laureado como o melhor filme do ano pelo National Board of Review e também entrou na lista dos 10 melhores filmes de 2017 pelo American Film Institute Awards. A campanha da produção, no entanto, parece ter perdido força após sair de mãos abanando do Globo de Ouro e ficar completamente de fora das indicações ao BAFTA.
The Post – A Guerra Secreta estreia no Brasil no dia 25 de janeiro.
Doentes de Amor

A produção foi uma sensação dos festivais de Sundance e South by Southwest, conquistou a crítica e o público, e entrou na seleta lista dos 10 melhores filmes do ano pelo American Film Institute Awards. Doentes de Amor segue concorrendo a diversas premiações, incluindo o de melhor elenco no SAG Awards.
Doentes de Amor já saiu das salas exibidoras.
Brigando por uma vaga
O Destino de uma Nação

O filme do diretor Joe Wright (o mesmo de Desejo e Reparação e Orgulho e Preconceito) se fortalece pela interpretação do ator Gary Oldman como o Primeiro-Ministro Winston Churchill, favorito na disputa de atuação masculina. A produção ganhou grande apoio do BAFTA, a maior premiação de cinema no Reino Unido, especialmente por ser uma história essencialmente britânica, mas tem ficado de fora de outros importantes prêmios da temporada.
O Destino de uma Nação está atualmente em cartaz nos cinemas brasileiros.
Projeto Flórida

Após percorrer o circuito de festivais, Projeto Flórida entrou nas listas do American Film Institute Awards e do National Board of Review, além de ter sido indicado em premiações de sindicatos e da crítica. É a atuação de Willem Dafoe, no entanto, que tem chamado mais a atenção nesta temporada de premiações.
Projeto Flórida estreia no Brasil no dia 1º de março.
Eu, Tonya

O longa-metragem estrelado por Margot Robbie tem aparecido entre os indicados em premiações como o Globo de Ouro e o Gotham Awards (do cinema independente), mas sem grandes vitórias. A maior chance de vitória da produção está com a atriz coadjuvante Allison Janney, que se configura como favorita em sua categoria.
Eu, Tonya estreia no Brasil no dia 15 de fevereiro.
Podem surpreender
Trama Fantasma

O filme de Paul Thomas Anderson parece ter entrado de última hora na temporada de premiações e foi nomeado um dos 10 melhores do ano pelo National Board of Review. O longa-metragem tem se ancorado na interpretação de Daniel Day-Lewis, que está aposentando sua carreira. Por ter sido um título tardio na temporada, Trama Fantasma pode surpreender.
Trama Fantasma estreia no Brasil no dia 15 de fevereiro.
Artista do Desastre

O longa dirigido e estrelado por James Franco foi um verdadeiro fenômeno no Festival South by Southwest e ganhou força ao participar do Festival de Toronto. A produção foi também nomeada uma das 10 melhores do ano pelo National Board of Review e disputou o Globo de Ouro na categoria comédia – levando a estatueta de melhor ator.
Artista do Desastre estreia no Brasil no dia 25 de janeiro.
Mudbound – Lágrimas sobre o Mississippi

A produção adquirida pela Netflix no último Festival de Sundance conquistou muitos elogios da crítica, além de marcar presença nos festivais de Toronto e Nova York, mas não tem conquistado grandes nomeações nas mais importantes premiações.
Mudbound – Lágrimas sobre o Mississippi estreia no Brasil no dia 15 de fevereiro.
Deveriam estar na disputa
Mulher-Maravilha

Além de ser um dos melhores filmes já realizados com base em quadrinhos de super-heróis, Mulher-Maravilha tem a seu favor a discussão atual sobre o papel das mulheres em Hollywood, no que se destaca a direção da cineasta Patty Jenkins. O American Film Institute Awards consagrou a produção como uma das 10 melhores do ano, mas será que a Academia vai pensar o mesmo?
Mulher-Maravilha já saiu das salas exibidoras.
Extraordinário

A adaptação do best-seller da escritora R.J. Palacio tem ficado de fora da temporada de premiações, mas o longa se tornou um grande sucesso de crítica e de público pela sensibilidade como retrata a história do garoto Auggie. Talvez o filme esteja sendo visto como uma obra menor, mas não deveria.
Extraordinário está atualmente em cartaz nos cinemas brasileiros.
Blade Runner 2049

Inexplicavelmente, o magistral filme de Denis Villeneuve (o mesmo diretor dos excepcionais A Chegada e Os Suspeitos) não tem entrado nas principais listas de melhores do ano. Blade Runner 2049 teve grande aceitação da crítica, mas não fez tanto sucesso nas bilheterias. A produção deverá se contentar com indicações nas categorias técnicas.
Veja também: Blade Runner 2049: o que achamos do filme com Ryan Gosling e Harrison Ford (crítica)
Blade Runner 2049 já saiu das salas exibidoras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário