quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

A Forma da Água está sendo acusado de plágio

O filme mal estreou nos cinemas e já começaram as polêmicas no meio cinematográfico. Isso, porque segundo o The Guardian, o escritor David Zindel está  acusando o longa de plágio. Para Paul Zindel, filho de David,  a história da mulher que se apaixona por um anfíbio é baseada na peça escrita por seu pai de 1969, com o título Let Me Hear You.
Paul Zindel afirma estar assustado como algo assim acontece em um grande estúdio, “Estamos chocado que um grande estúdio pode fazer um filme obviamente derivado do trabalho do meu pai sem que ninguém o reconhecesse ou viesse até nós pelos direitos. Muitas pessoas estão impressionados com as semelhanças substancias. Somos muito gratos aos fãs de Paul Zindel que chamaram nossa atenção.”
A peça escrita por David Zindel, conta a história da zeladora Helen que se apaixona por um golfinho, que vive em um cativeiro em um local do governo. Além de alimentá-lo para atraí-lo e conquistar sua confiança, ela arma um plano para libertar o animal, usando um carrinho da lavandeira e também tem ajuda de uma amiga. Na obra de Zindel, a protagonista não é muda, porém faz referência disso no decorrer da peça no diálogo “Alguns humanos são mudos, você sabe. Só porque eles não podem falar, não os matamos”, em tradução livre.
Já o longa indicado ao Oscar gira em torno de um romance entre o anfíbio e uma das zeladora do laboratório. A protagonista para se comunicar com o anfíbio que está preso, usa a linguagem de sinais. Ela começa a maquinar algo para libertar o anfíbio  e com isso tem a ajuda de seu vizinho. Porém, o mundo exterior pode se mostrar para a criatura mais perigoso do que a zeladora podia imaginar.
O filme tem na direção o renomado diretor Guilherme Del Toro. No elenco estão Sally Hawkins, Michael Shannon, Richard Jenkins, Octavia Spencer, entre outros.
A Forma da Água tiveram 13 indicações ao Oscar, sendo um deles como Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz, Melhor Roteiro Original, entre outros. Para comemorar, A Foxdivulgou um novo comercial do longa.
O filme fez tanto sucesso que já conquistou o Leão de Ouro, na categoria de Melhor Filme Internacional de Cinema de Veneza e também abriu o Festival de Cinema do Rio. Aqui no Brasil, o filme será lançado dia 1 de fevereiro de 2018.
O filme estreou no Brasil dia 1 de fevereiro.

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário