segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

As maiores influências de Altered Carbon

Altered Carbon, a nova produção da Netflix, chegou na última sexta-feira trazendo um futuro distópico e nada esperançoso. É mais uma ficção científica que aborda as piores faces do ser humano e traz questionamentos já vistos em algumas obras, mas que não deixam de ser urgentes, além de ter um visual de saltar os olhos. Baseada em um livro de 2002 escrito por Richard K. Morgan, ela é um prato-cheio para os fãs de sci-fi, pois reúne referências e conceitos de outras obras. Confira as principais obras que influenciaram o livro e a série:

Philip K. Dick, Isaac Asimov e outros escritores de ficção científica

Morgan segue os principais criadores de futuros distópicos usando o principal medo do ser humano: a morte. A série é sobre transferir uma consciência de um corpo velho e gasto para um novo, uma forma de driblar a morte — conceitos bastante usados na ficção científica. Além disso, ele explora a criação de inteligências artificiais e clones — outros assuntos bastante recorrentes em sci-fi.

Battlestar GalacticaDollhouse e Westworld

Voltando ao principal foco da série, a consciência sendo trocada de corpos, a vemos entrar no campo da perda de identidade. O personagem principal, Takeshi Kovacs, acorda em um corpo novo 300 anos após sua morte; enquanto tenta se adaptar a esse novo receptáculo, ele é constantemente confundido com o antigo proprietário do corpo e passa a buscar um entendimento sobre quem ele é a partir de agora.
Esse é um assunto bastante discutido em Battlestar Galactica. Além disso, deDollhouse vem esse conceito de corpos como casca para consciência. Já Westworldapresenta a ideia de um mesmo personagem ter várias personalidades — no caso de Altered Carbon, várias consciências.

Blade Runner

Essa é a referência mais óbvia. O filme de Ridley Scott é o maior exemplo de futuro distópico apresentado no audiovisual e virou referência em todas as obras que vieram depois. A principal semelhança são os visuais dos prédios, todos repletos de propagandas luminosas em neon. Além disso, o clima neo-noir do longa de 1982 é uma das principais fontes usadas para criar a atmosfera de Altered Carbon.

Filmes do John Woo

Altered Carbon é repleta de atores asiáticos e referências ao cinema feito na Ásia, principalmente os filmes de ação de Hong Kong. As sequências de ação remetem aos primeiros filmes do cineasta — Hard Boiled, de 1992, é o mais óbvio. Câmera lenta e zoom no momento em que as balas saem das armas, sequências longas de combate corporal e movimentos extremamente plásticos com katana são algumas semelhanças.

Metropolis

Se Blade Runner virou referência em ficção científica, muito se deve ao filme de Fritz Lang, que também tem uma grande importância em Altered Carbon. Na série, vemos os poderosos querendo ostentar sua riqueza e seu domínio em relação aos pobres, e eles fazem isso sem escrúpulos ou pensar nas consequências. Enquanto isso, os mais pobres buscam o mínimo de reconhecimento. É uma forma de abordar a briga de classes bem parecida com a do filme de 1927.
Este texto foi escrito por Pedro Henrique via n-Experts.

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário