10 documentários sobre política para você assistir na Netflix - Leitores Anônimos

Post Top Ad

Leitores Anônimos

10 documentários sobre política para você assistir na Netflix

Compart
Se você quer aprimorar seus conhecimentos políticos usando a plataforma de streaming mais acessada do mundo para ir além de House of Cards, saiba que é possível encontrar nela títulos que trazem um pouco de realidade sobre o tema!
Há uma grande diversidade de documentários no catálogo da Netflix que ajudam a entender cenários políticos de diferentes países do mundo, bem como culturas, raças, gêneros e problemas sociais variados — lembrando que política não é apenas eleição!
Listamos aqui alguns títulos interessantes e diversificados!

1. Na Rota do Dinheiro Sujo

Lançado em 2018, esse documentário é mais aprofundado do que a maioria das produções do gênero, pois se trata de uma série documental. São seis episódios com duração de 50 a 80 minutos cada, abordando temas como corrupção, ganância, agiotagem e trapaça.
Em tempos de Operação Lava Jato e corrupção institucional pipocando nos jornais, esse documentário mostra como as leis dos Estados Unidos facilitam a vida dos famosos criminosos do colarinho branco, ajudando a entender também um pouco do que acontece no Brasil.

2. O Extermínio do Marfim

Cuidar dos animais é um ato político, especialmente quando se trata de espécies que estão se extinguindo por conta da violência desenfreada, do consumismo e da ganância.
É isso que está acontecendo com os elefantes: eles estão desaparecendo a uma velocidade inacreditável. A cada 15 minutos, um morre — uma causa direta do tráfico de marfim. Das planícies da África até as ruas da China, uma perigosa rede de violência e corrupção é a responsável por tanta crueldade.
Produzido por Leonardo DiCaprio, esse documentário foi desenvolvido por uma dedicada equipe de filmagem que trabalhou ao lado de organizações de inteligência disfarçadas, ativistas, guardas e conservacionistas para se infiltrar na rede do marfim.

3. Nobody Speak: Trials of the Free Press

Jornalistas são treinados para procurar histórias por trás das histórias. Os repórteres que investigavam a fita de sexo de Hulk Hogan e a venda do Las Vegas Review-Journal, entretanto, encontraram algo sem precedentes: bilionários usando secretamente sua fortuna para silenciar a mídia.
Não que o ato em si seja algo novo; o inusitado é alguém conseguir provar que acontece.
Nobody Speak explora o que o apoio financeiro de Peter Thiel ao processo contra a Gawker Media e a compra obscura por Sheldon Adelson do maior jornal de Nevada significam para o futuro do jornalismo, a Primeira Emenda e o poder dos ultrarricos.

4. Get me Roger Stone

O mundo ficou chocado com a ascensão de Donald Trump, mas alguém vem planejando isso há anos — e não foi a Olivia Pope (Scandal) que operou esse milagre. Get Me Roger Stone é um mergulho profundo na mente do mestre da manipulação e oferece uma perspectiva nua e crua da transformação da política norte-americana.

5. Last Men in Aleppo

Assim como Os Capacetes Brancos, este documentário também foi indicado ao Oscar na categoria de Melhor Documentário. Um retrato do front na Guerra Civil da Síria, Last Men in Aleppo mostra a esperança no meio da guerra com uma bela fotografia e diálogos em sírio.

6. Capitalismo: Uma História de Amor

Michael Moore é uma lenda no que diz respeito à crítica aos governos norte-americanos. Conhecido por ir direto na veia de seus alvos, ele recebeu prêmios por diversos dos seus trabalhos e, embora este filme em particular não tenha sido muito reconhecido, é nele que Moore fala sobre a profunda crise econômica global que afetou particularmente os Estados Unidos. O documentário aborda a questão desde o ano de 2008, quando a crise se aprofundou.

7. Freeway: Crack in the System

"Freeway" Rick Ross foi um dos grandes responsáveis por inserir o crack nos Estados Unidos, causando uma verdadeira epidemia do vício em drogas. O documentário mostra como ele construiu seu império com a ajuda de instituições internas do governo norte-americando.

8. She's Beautiful When She's Angry

Nos anos 60, um grupo de mulheres feministas foi às ruas pedir direitos básicos e melhoria na qualidade de vida. Elas não eram nada graciosas nem grandes poços de feminilidade. No lugar, raiva, ódio e sede de justiça.

9. Uma Verdade Inconveniente

Quase um clássico dos documentários, Uma Verdade Inconveniente mostra a visão do diretor e produtor Davis Guggenheim sobre o ex-vice-presidente Al Gore, um dos mais reconhecidos defensores do cuidado com o meio ambiente e o planeta. Vencedor do Oscar de Melhor Documentário e do de Melhor Canção, o longa teve na época bilheteria recorde para um filme do gênero: quase 50 milhões de dólares.

10. A 13ª Emenda

Da vencedora do Oscar Ava DuVernay, esse filme indicado ao Oscar de Melhor Documentário faz alusão à emenda que aboliu a escravidão nos Estados Unidos. Assim como no Brasil, o fim dessa prática libertou a população negra e afrodescendente, mas não ofereceu a ela nenhuma garantia de direitos básicos, muito menos um processo de educação da população para incluir de fato essas pessoas. O resultado disso? Um país com ampla desigualdade social e racismo institucionalizado.
Que tal ampliar o conhecimento através do audiovisual? Dê o play nesses documentários e indique mais alguns para a gente!
Este texto foi escrito por Lu Belin via n-Experts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Leitores Anônimos

Pages