17 cineastas famosos que nunca ganharam Oscar de Melhor Direção - Leitores Anônimos

Post Top Ad

Leitores Anônimos

17 cineastas famosos que nunca ganharam Oscar de Melhor Direção

Compart
Além de dinheiro, fama e reconhecimento do público e da crítica, receber um Oscar é uma das maiores honras que os profissionais da indústria cinematográfica podem ter. Entre tantos lançamentos no ano, é óbvio que muitos serão sucesso de crítica e bilheteria, mas é impossível que todos cheguem à premiação. Isso faz com que muitos diretores se tornem superconhecidos e aclamados sem nunca terem recebido o prêmio na categoria de Melhor Diretor. Veja alguns exemplos:

1. M. Night Shyamalan

A carreira de Shyamalan começou cheia de sucessos nos anos 90 e 2000, passou por um declínio com Fim dos Tempos e O Último Mestre do Ar e voltou receber a atenção da crítica e do público recentemente, com A Visita Fragmentado. Muitas pessoas não se lembram é que o diretor foi indicado ao Oscar graças ao seu primeiro grande sucesso, que já virou um clássico: O Sexto Sentido.

2. David O. Russell

O diretor de O Vencedor já recebeu o total de cinco indicações ao Oscar (três vezes pela direção e duas vezes pelo roteiro), mas até hoje não conseguiu levar um para casa. Atualmente, está mais envolvido em projetos para a televisão.

3. Ridley Scott

Scott é considerado um diretor icônico e visionário que mudou a indústria e está por trás de muitos sucessos, como Alien Blade Runner, e já recebeu três indicações de Melhor Diretor: Thelma & LouiseGladiador Falcão Negro em Perigo.

4. Alfred Hitchcock

Impossível gostar de cinema sem ter ouvido falar em Hitchcock, o “Mestre do Suspense”. O diretor recebeu cinco indicações de Melhor Diretor, mas nunca levou o prêmio.

5. Stanley Kubrick

Assim como Hitchcock, Kubrick também foi um dos maiores diretores de todos os tempos que nunca receberam um Oscar de Melhor Diretor, apesar de já ter sido indicado algumas vezes.

6. George Lucas

O criador de Star Wars foi indicado ao Oscar de Melhor Diretor pelo episódio IV e por Loucuras de Verão, mas não ganhou e nunca mais foi indicado.

7. David Lynch

Lynch é muito conhecido por seu trabalho em Twin Peaks e também por seu estilo de filmes bizarros e experimentais. Já recebeu três indicações de Melhor Diretor, sendo a última em 2002, por Cidade dos Sonhos.

8. Wes Anderson

Pode ser até difícil de acreditar, mas Wes Anderson ainda não foi premiado como Melhor Diretor. Dono de um estilo bastante original e particular que já influenciou a indústria, recebeu indicações (entre Melhor Direção e Melhor Roteiro Original) por três filmes: O Grande Hotel BudapesteOs Excêntricos Tenenbaums e Moonrise Kingdom.

9. John Hughes

Hughes foi o diretor de vários clássicos dos anos 80, como O Clube dos Cinco e Curtindo a Vida Adoidado, e ajudou a criar várias técnicas de direção que influenciaram muita gente na indústria. Apesar da popularidade, do talento e do sucesso nas bilheterias, nunca conseguiu uma indicação ao Oscar, mas foi homenageado na premiação em 2010, meses depois de sua morte.

10. Akira Kurosawa

Kurosawa é um cineasta muito importante para a história do cinema e influenciou diversos diretores ao redor do mundo. Entre 30 filmes, dirigiu os clássicos Yojimbo: O Guarda-CostasOs Sete Samurais Ran, pelo qual foi indicado ao Oscar de Melhor Diretor. Em 1990, recebeu um Oscar honorário pelo conjunto de sua obra, das mãos de Steven Spielberg e George Lucas.

11. Terry Gilliam

Gilliam conquistou popularidade por seu trabalho como ator em Monty Python. Desde então, se tornou diretor e desenvolveu um estilo de narrativa bizarro e enigmático aparentemente perfeito para o Oscar, mas até agora não conseguiu encontrar um projeto que garantisse uma estatueta (Gilliam recebeu apenas uma indicação de Melhor Roteiro Original por Brazil - O Filme).

12. Tim Burton

Burton talvez seja um dos diretores reconhecidos pelo público graças à sua estética macabra e distinta e aos filmes, que costumam fazer bastante sucesso. Entre diversos títulos, dirigiu BeetlejuiceEdward Mãos de TesouraBatmanO Estranho Mundo de JackPeixe Grande e suas Histórias Maravilhosas e atraiu a atenção da Academia com Frankenweenie e A Noiva Cadáver, que foram indicados à categoria Melhor Animação.

13. Christopher Nolan

Em pouco tempo, Nolan conseguiu se estabelecer como um ótimo diretor, revolucionando a franquia dos filmes do Batman e adquirindo um grande número de fãs. Apesar disso, só conseguiu sua primeira indicação de Melhor Diretor em 2018, por Dunkirk. Talvez seja só questão de tempo até que consiga levar o prêmio para casa.

14. Brian De Palma

Junto com Martin Scorsese, Brian De Palma é um grande nome por trás de gangsters clássicos, como ScarfaceOs Intocáveis O Pagamento Final. Apesar disso, não conseguiu ganhar o Oscar de Melhor Diretor por seus trabalhos.

15. Jon Favreau

Favreau começou sua carreira como diretor em 2001, mas ficou muito conhecido por trazer a adaptação de Homem de Ferro para os cinemas em 2008. Desde então, tem dirigido vários filmes de sucesso, mas ainda é difícil prever se um dia será indicado ao Oscar de Melhor Diretor.

16. Terrence Malick

Apesar de ter um estilo próprio e ser uma influência para outros diretores, Malick ainda não recebeu o prêmio. Ainda há a chance de conquistá-lo algum dia, pois já foi indicado ao Oscar de Melhor Diretor duas vezes, em A Árvore da Vida Além da Linha Vermelha.

17. David Fincher

Fincher tem no currículo Se7enClube da LutaA Rede Social O Curioso Caso de Benjamin Button (e foi indicado como Melhor Diretor pelos dois últimos), mas ainda não levou o prêmio para casa. É muito popular entre os críticos e o público, então pode ser que receba o prêmio em um projeto futuro.
Este texto foi escrito por Juliana de Carvalho Pereira via n-Experts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Leitores Anônimos

Pages