James Cameron diz que Jurassic Park não seria "para crianças" sob a sua direção - Leitores Anônimos

Post Top Ad

Leitores Anônimos

James Cameron diz que Jurassic Park não seria "para crianças" sob a sua direção

Compart
Dirigido por Steven Spielberg e lançado em 1993, Jurassic Park é um dos maiores sucessos da história do cinema, mas o longa-metragem sobre dinossauros poderia ter se desenrolado de uma maneira bastante diferente da qual conhecemos caso outro diretor que também pretendia liderar o projeto na época tivesse sido um pouco mais rápido: James Cameron.
Segundo o cineasta canadense responsável por grandes filmes como O Exterminador do FuturoAvatarTitanic Aliens, um dos seus maiores sonhos era adaptar o livro de ficção publicado por Michael Crichton em 1990 para as telonas. Porém, Spielberg foi mais rápido ao fazer uma oferta pelos direitos da obra original e venceu Cameron, literalmente, “por algumas horas”.
“Quando assisti ao filme, percebi que eu realmente não era o cara ideal para dirigi-lo, mas sim o Steven. Ele fez um filme de dinossauros voltado para as crianças, enquanto a minha versão teria mais o estilo de Aliens, só que dentro da temática ‘jurássica’ proposta pelo autor”, revelou o diretor.
Apesar de parecer uma resposta um tanto quanto ofensiva à primeira vista, James Cameron fez questão de afirmar que a maneira escolhida foi a mais adequada para levar conceitos como genética, teoria do caos e o que sabemos sobre os gigantes répteis do passado para o cinema naquele momento.
“Não acho que seria justo, os dinossauros são especiais para crianças de 8 anos. Claro que todos podemos gostar do tema, mas as crianças não poderiam ser excluídas como público-alvo. Ele teve uma sensibilidade incrível para fazer o filme. Eu teria ido mais longe. Seria desagradável. Muito desagradável”, completou o canadense de 63 anos de idade.
Se pararmos para pensar no primeiro filme da série Aliens, lançado em 1986, os dinossauros de um hipotético Jurassic Park dirigido por James Cameron fariam muitas crianças terem pesadelos. Ao mesmo tempo, provavelmente a franquia não teria tido o sucesso financeiro que teve, tanto em bilheteria quanto em produtos relacionados ao marketing.
Nos cinemas, Jurassic Park arrecadou mais de US$ 1 bilhão por todo o mundo, superando ET – O Extraterrestre, que também foi dirigido por Steven Spielberg e liderava o ranking de bilheterias desde 1982. O “troco” de James Cameron veio em 1997, quando Titanic conseguiu mais de US$ 2 bilhões em receitas de bilhetes e venceu 11 Oscars.
Hoje em dia, o clássico Parque dos Dinossauros ocupa apenas a 27ª colocação entre os filmes com as maiores bilheterias na história da sétima arte, enquanto as duas primeiras posições nessa tabela são preenchidas por longas dirigidos por Cameron: Avatar Titanic. Jurassic World (Mundo dos Dinossauros), lançado em 2015, está em quarto lugar.
Este texto foi escrito por Marcel Buono via n-Experts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Leitores Anônimos

Pages