Desvendando as linhas do tempo de Westworld - Leitores Anônimos

Post Top Ad

Leitores Anônimos

Desvendando as linhas do tempo de Westworld

Compart
Não foi somente a participação de um ator de Breaking Bad que tornou o 2º episódio da segunda temporada de Westworld especial. Outro ponto alto foi fazer mais um resgate de um importante momento do passado do parque, que ajudou a compreender bastante como as coisas foram acontecendo até chegar onde estamos hoje.
Em "Reunion", Dolores (Evan Rachel Wood) conhece o lado de fora de Sweetwater e vê edifícios gigantes e a estrutura urbana moderna pela primeira vez. Mas, espera: ela não estava bem no meio de uma jornada matadora pelas terras do universo temático do faroeste? Pois bem, essa visita ao exterior é claramente mais uma memória da personagem dos tempos passados. Mas quais?
E tudo isso acontece em paralelo à primeira aventura de William (Jimmi Simpson)? Pelo visto não, já que o mesmo evento para o qual Dolores está arrumada é aquele no qual Logan (Ben Barnes) vai fazer a primeira visita para especular o que, no fim das contas, é esse universo que Ford tem a oferecer.
Não é nada fácil entender as linhas temporais da série. E, se você desvia os olhos por 1 minuto ou tira aquele às vezes necessário cochilo durante um episódio, pronto: lá se vai a compreensão.
Para tornar isso um pouco mais fácil, confira aqui as linhas temporais e o que aconteceu em cada uma até agora.

O tempo da rebelião

Não vamos chamar de "atuais", porque a série deu a entender que a rebelião acontece na metade deste século, lá por 2050. Mas, como referência para entender melhor os fatos, uma estratégia é partir do tempo em que Dolores, Maeve e os demais anfitriões começam a tomar consciência da realidade e iniciam a revolta contra os humanos.
Nele, temos Dolores vestida para matar reunindo aliados, matando anfitriões e humanos, com os cordões de balas. Temos ainda Maeve com roupa de visitante enquanto cruza o parque atrás da filha, Ford morto e William como homem de preto, com seu chapéu negro e cheio de experiência em Westworld.

35 anos antes

É provavelmente no episódio 10 da 1ª temporada, "The Bicameral Mind", que aparece o momento mais antigo da série — quando Bernard liga Dolores pela primeira vez.

30 anos antes

É aqui que se passam os fatos de alguns dos fatos do episódio "Reunion", o 2º da 2ª temporada.
Arnold fazendo os últimos ajustes em Dolores, Ford insistindo que não precisam dela para apresentar a tecnologia dos anfitriões para o mundo. William ainda apenas o namorado da irmã de Ben, enquanto este já está à procura de fazer a empresa do pai crescer, investindo no parque.
Pelo que foi apresentado até agora, nessa fase tudo acontece muito rápido: Arnold se dá conta de que os humanos vão usar os anfitriões para mais do que apenas simular uma aventura — matanças e encontros sexuais, por exemplo. Ele se vê frustrado com o uso de sua própria criação.
É ainda nessa timeline que, antes da inauguração de Westworld, o filho de Arnold morre, e o próprio também faz com que Dolores cometa sua primeira fase de assassinatos, conforme vimos no último episódio da 1ª temporada.

Entre 25 e 30 anos antes

O parque abre! Inacreditavelmente, mesmo com a tragédia da morte de Arnold, Ford decide levar adiante o empreendimento. Nesse ponto, Ben já convenceu seu pai a investir no parque e conseguiu levar o cunhado para conhecer suas maravilhas.
E é aí que começa a jornada de William dentro do parque e que se passa sua primeira aventura, na qual ele primeiro se apaixona por Dolores, depois percebe que foi besteira se encantar com um robô.
Diferente de Ben, ele mostra toda a sua engenhosidade e convence o sogro, James Delos, do potencial do parque em enxergar quem no fundo são as pessoas.
Isso acontece no último episódio, que retrata também alguns anos depois, quando James está se aposentando, e sua festa de despedida mostra William sendo coroado como novo administrador da Delos. Nessa fase, ele já é casado com a irmã de Ben, e ambos têm uma filha, Emily.

15 anos atrás

Já demonstrando um bom tanto de arrependimento, Ford cria Bernard, o anfitrião que é a cara do sócio Arnold.

Entre 1 e 5 anos antes da rebelião

Alguns dos anfitriões estão em outra narrativa. É nessa fase que Maeve tem uma filha que é morta a sangue frio, e as coisas começam a se organizar para tudo o que acontece desde então.
É também nessa fase que Ford começa a instigar a curiosidade de William/O Homem de Preto a respeito do Labirinto. A partir daqui também temos o início da rebelião, a jornada de Dolores, a tomada de consciência de Maeve e as ações de ambas que levam à morte de Ford.
Também é nessa linha do tempo recente que, depois de perceber que o Labirinto não era um enigma para ele, William entra em sua busca pela Porta.
Palmas para Lisa Joy e Jonathan Nolan pela engenhosidade! Vocês já viram algo tão cheio de esplendor?
Este texto foi escrito por Lu Belin via N-Experts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Leitores Anônimos

Pages